terça-feira, 13 de abril de 2010

Pulseirinhas do SEXO: É preciso debater sexualidade. (1)

"Amor é cristão, sexo é pagão." Rita Lee

Fiquei assustado quando tive a noticia que existiam umas pulseirinhas do "sexo". Como assim? Vejo muitos jovens estudantes diariamente cheio dessas pulseiras, elas significam a troca de relações sexuais? Já tinha percebido que tinha virado febre na juventude principalmente entre os estudantes secundaristas e algo no subconsciente alimentava a curiosidade para entender o fenômeno.

#Vouconfessarque /Blogdorasta

Confesso que me surpreendi muito mais com as opiniões sensacionalistas depois do caso das duas adolescentes no Amazonas de 13 e 14 que foram estupradas e assassinadas (gazeta do povo) e o outro caso em Londrina com uma adolescente de 13 anos (Correio). Visões superficiais estigmatizam a juventude definindo-a como problema, justificando sem nenhum escrúpulos que a juventude de hoje em dia está perdida. Parece estranho a ausência dessas reações estarrecidas quando o assunto é o conteúdo pornográfico na mídia que estimulam nossos filhos sem nenhum tipo de regulação ou discussão se escondendo no discurso da "liberdade de imprensa" na busca incessante pelo lucro (novelas, comerciais, filmes, desenhos). Quando o assunto são as musicas de pagode com letras libertinas e/ou machistas como a do "boket, boket, boket, boket", ou a do "Dinheiro na mão, calcinha no chão", ou "Me dá a patinha sua cadelinha" (no sete-faces) que vendem e movimentam a industria cultural.



As pulseiras são mais um fator que desnuda a necessidade de debater a sexualidade, principalmente nas escolas. Não aguento opiniões do tipo os jovens já sabem de tudo, estão super informados hoje em dia com a internet faz porque quer. Quer dizer que a maioria da sociedade, das escolas e das famílias negligenciam o assunto sexualidade e a culpa é dos jovens por conta que a única forma de expressar nossa sexualidade são nos grupos de amigos e colegas. A sexualidade e os hormônios estão transbordando nas escolas e ainda vivemos uma escola tão conservadora a ponto de não se discutir sexualidade.



Penso que este é um momento importante para aproveitar e colocar a discussão na ordem do dia. Principalmente para entidades feministas (UBM) e as entidades estudantis (ABES), não adianta proibir de usar nas escolas sem que tenha nenhum tipo de discussão não funciona com a juventude a imposição. Proibir a venda afinal as pulseirinhas é só um detalhe de um problema maior a banalização da sexualidade, não adianta remediar temos que enfrentar a raiz do problema. E a raiz está na visão dominante sobre a sexualidade, em pleno séc. XXI os católicos são contra a camisinha (mas isto é outra historia) um bom começo seria a capacitação dos professores, pais, estudantes para inclusão da aula de sexualidade na grade curricular pra anteontem. Ótima bandeira para as entidades estudantis que pode e deve ser encampada e projetada.


PS: Esse post continua, veja aqui post sobre o MACHISMO!

Fontes:







Blog do Paulo Lopes





Um comentário:

  1. Gostei muito das mudanças no Blog.
    Estou esperando os novos textos, e peço licença pra colocar o debate sobre a cultura lá no blog.
    Abraço grande.
    Viva a trincheira de luta!!!

    ResponderExcluir