segunda-feira, 5 de abril de 2010

A compreensão da cultura

Criado: terça-feira, 9 de fevereiro de 2010, 12:01:43

Desenvolver o campo da subjetividade talvez seja uma das maiores capacidade dos seres humanos, se não a maior. Entretanto nos deparamos com um grande problema que é aprendemos como lhe dar com concepção de sociedade que os demais cidadãos costumam formular, sem tentarmos dominá-los e forçá-los a nós considerar superiores. Tornando assim nosso conceito de sociedade hegemônico.

O conceito de cultura que a maioria de nós desenvolve se limita a descrevê-la como apenas manifestações culturais de determinados povos, exemplificando: a dança, a musica, uma peça teatral, no entanto o significado da palavra cultura é mais amplo e abrange toda manifestação advinda do homem, seja na elaboração de uma sociedade complexa ou na criação de um verso, de uma prosa enfim de qualquer criação da humanidade.

A nossa incapacidade de compreender a cultura alheia, nos tornar muitas vezes ignorantes a ponto de classificarmos de forma inferior ou mesmo marginalizá-la, de maneira a apoiar iniciativas que visitem ocultá-las ou mesmo exterminá-las.

Infelizmente devido a nossa carência de educação(1) não aprendemos a valorização ou mesmo respeitar aquilo que se apresenta de forma distinta ao nosso padrão cultural. Devido a esse choque cultural que muitos conflitos ocorrem e infelizmente leva a resultados drásticos.

O nosso complexo de superioridade e nossa postura possessiva nós leva a acreditar que nossa conjectura sobre determinados temas são uma verdade. E esse equívoco torna as relações sociais complexas e cada vez mais frágeis. Enquanto não aprendermos a respeita, aceitar as críticas que nós é direcionada e analisar de maneira coerente nossas afirmações, nós teremos dificuldades tremendas de viver em sociedade.

O homem(2) sem duvida é um ser complexo e sente a necessidade de criar. Seja para satisfazer sua necessidade intelectual, seja para expressar sua angústia, ou mesmo para se distinguir dos demais, com normas, objetos, costumes e etc.. Entretanto independente da razão que o leve realiza sua necessidade de criação, temos que estar habilitados a lhe dar com as demais criações de outros homens.

Cultura é um tema ainda complexo e desconhecido por grande parte da sociedade, ainda que seja discutido por muitos. Percebe-se que ainda há muito no que se trabalhar para que possamos amadurecer no contexto cultural e como resultante desse processo nós tornarmos mais humanos.

Como tudo na vida, trata-se de um processo gradativo e exigi muita dedicação de nossa parte. Espero que possamos nós tornamos cada vez mais compreensivos e respeitosos, caso contrario presenciaremos a violência torna-se cada vez mais banal e contribuirmos para esse fato de maneira direta ou indireta.



Notas:

(1) O termo educação é utilizado no sentido amplo, que representa não apenas a formação acadêmica, mas todo o conhecimento adquirido no processo de socialização do individuo ao longo de sua vida.

(2) O termo homem e usado no sentido de humanidade.


Lauro Araújo.

Um comentário:

  1. Muito bem, é um hábito resumir cultura apenas ao quesito entretenimento.

    Parabéns Lauro pelo Blog, você é um componente fundamental nesta trincheira.

    Longa vida ao blog e aos comunistas.
    /o/

    ResponderExcluir